Muito mais que promover benefícios estéticos, a atividade física regular permite melhora na sua qualidade de vida como um todo. Isso porque é importante para a saúde mental, combatendo a depressão, a ansiedade e aumentando a sensação de bem-estar.
E isso tudo é comprovado cientificamente, uma vez que a atividade física realizada regularmente reduz os níveis dos hormônios que aumentam o estresse, como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol. Sem falar na liberação de endorfina, conhecida como hormônio da felicidade.
Além dos benefícios em curto prazo, manter a prática de uma ou mais modalidades dentro da sua rotina farão com que todo o seu organismo passe a funcionar melhor. A frequência cardiovascular, por exemplo, é uma das principais beneficiadas.
Educador Físico e praticante de jiu-jitsu há mais de 15 anos, o professor Amilton Linhares tem a dica perfeita para quem busca melhorar a qualidade de vida: “procure uma modalidade que lhe agrade e persista”. Para quem inicia na atividade física, optar por um esporte atrativo auxilia muito na manutenção da rotina.
Na A.Linhares Jiu-Jistu é praticamente nulo o percentual de atletas que abandonaram os treinos por não se identificarem com as modalidades oferecidas (Jiu-Jitsu e Power Grip). Esse é um fator determinante para a continuidade do aluno e a melhora da qualidade de vida em longo prazo.
Mas essa baixa desistência não deixa de ser algo relacionado às modalidades de fato serem mais dinâmicas e atrativas. Por isso, se você ainda não se sente feliz praticando a atividade que escolheu busque um esporte com o qual se identifique. É interessante persistir algumas vezes, mas trocar de modalidade ou de ambiente podem auxiliar.
Por fim, é sabido por todos que a chegada à velhice será bem menos impactante e mais prazerosa para aqueles que levam uma vida saudável, principalmente com a prática da atividade física. É notória a melhor disposição física, mobilidade, flexibilidade e até raciocínio de pessoas com mais de 60 anos que tinham e têm como hábito a atividade física.