Aqui na A.Linhares Jiu-Jitsu sempre falamos sobre exercício físico para obtenção de qualidade de vida e para manter essa qualidade é muito importante evitar lesões. Treinar corretamente, respeitando os limites do seu corpo e as orientações do professor farão com que você jamais precise parar de treinar por estar machucado. Essa receita é certeira!
Essa regra não serve só para os rolas. Vale desde o aquecimento até os minutos finais tanto no jiu-jitsu quanto no Power Grip. Por falar em aquecimento, ele é outro grande aliado quando falamos em prevenir machucados desnecessários. “O aquecimento vai permitir que você tenha um bom desempenho com regularidade dos movimentos”, comenta o professor Amilton.
O alongamento também é fundamental após qualquer exercício pois os músculos estão desgastados como um todo e isso irá prevenir os estiramentos. “Não se esqueça de se alongar de maneira completa”.
As lesões na atividade física ocorrem principalmente quando o atleta está muito envolvido na prática e se esquece de perceber os sinais do corpo e isso é primordial. Devemos seguir uma regra básica: se doeu não force mais. Como bem lembra o professor Amilton Linhares o golpe mais importante no jiu-jitsu é a sequência de três tapinhas.
Hidratação, boa alimentação e descanso também fazem parte desse roteiro para evitar lesões, desgastes e até um mal estar durante ou pós-treino. Mas o mais importante, sem dúvida, é respeitar os próprios limites e a orientação profissional.