Uma das funções conhecidas da vitamina D é a de auxiliar no sistema imunológico. Por conta disso, muitas pessoas estão se perguntando (e aos médicos) se devem tomar a vitamina para se proteger do coronavírus (COVID-19).
O médico, especialista em medicina esportiva, Thiago Guimarães explica que outros fatores devem ser avaliados antes de iniciar uma suplementação de vitamina. “A maneira mais efetiva de produzir vitamina D é por meio da exposição solar. Com o isolamento social muitas pessoas não têm conseguido tomar sol”, lembra.
Contudo, uma exposição solar diária de apenas 20 minutos é suficiente para produzir a vitamina D que o corpo precisa. “Como o grupo de risco para o COVID- 19 são os idosos, que já apresentam um menor nível de vitamina D, muitas pessoas acreditam que a vitamina D seria um novo protetor contra o vírus”, esclarece.
O especialista acrescenta que se você dorme e come bem, consegue se expor ao sol e não tem histórico de hipovataminose não tem porque se preocupar com isso. A reposição de vitamina seria indicada apenas para aqueles que apresentarem nível baixo da vitamina no sangue.
Outros benefícios
A vitamina D está também diretamente relacionada à saúde dos ossos, além de trabalhar como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.
Então, mesmo que você more em apartamento, tire 20 minutinhos do seu dia para tomar aquele solzinho na janela. Não esqueça também de expor as crianças ao sol, principalmente as bem pequenininhas. Vamos cuidar da nossa saúde!