Se você se exercita, já se exercitou ou pretende começar, com certeza já ouviu falar em exercício aeróbio. São aqueles que promovem movimento constante do corpo, conhecidos principalmente por promover um gasto intenso de calorias. Os queridinhos de quem quer perder uns quilinhos.
Mas apesar da busca pela atividade aeróbia ocorrer fundamentalmente com essa finalidade, esse é apenas um dos benefícios. Mestre de jiu-jitsu e educador físico, o professor Amilton Linhares explica que o termo aeróbio surgiu justamente do movimento de captação de oxigênio pelo corpo e seu transporte até os grupos musculares.
Por isso, além de emagrecer, o exercício aeróbio melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Tanto que a Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda pelo menos duas horas e meia de atividade moderada por semana, ou uma hora e 15 minutos de atividade intensa.
“Há ainda inúmeros outros benefícios como aumentar a eficiência de coração e pulmões, tornando-os mais fortes; melhora a densidade dos ossos; reduz o estresse, risco de doenças cardíacas e câncer; melhora o sono; ajuda a baixar o colesterol, e triglicéride e os níveis de pressão sanguínea; melhora a tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina. Por tudo isso, também podemos afirmar que realizados regularmente esses exercícios retardam o envelhecimento”, destaca o professor Linhares.