A ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo e apreensão. Essa preocupação excessiva com eventos do cotidiano pode gerar prejuízos sérios à saúde e, de modo geral, causa muito cansaço, uma vez que a pessoa ansiosa jamais descansa completamente. Mas você sabia que a ansiedade pode ser solucionada com jiu-jitsu?
Pois é. A arte suave traz inúmeros benefícios para corpo e mente, como costumamos falar aqui. Essa melhor qualidade de vida auxilia muito no tratamento, mas quem sofre de ansiedade precisa também aprender a controlar os pensamentos (especialmente negativos), medos e angústias.
Quando o aluno de jiu-jitsu veste o kimono já começa a deixar para trás todo e qualquer pensamento. Ao entrar no tatame então só o que se pensa é arte suave. Claro que para quem é ansioso isso pode levar mais tempo, no entanto técnica, raciocínio e autocontrole que a prática exige são poderosas armas contra a ansiedade.
Além da parte técnica, as aulas de jiu-jitsu consistem em combates reais. Isso obriga o praticante a exercitar a calma o tempo todo. Os pensamentos precisam estar completamente livres para dominar mente e corpo e assim reverter o rola em seu favor. Paralelamente, e sem perceber, você também está controlando sua respiração e frequência cardíaca, exercícios fundamentais para o autocontrole.
Dessa forma é possível transferir o aprendizado para a prática, sempre mantendo a tranquilidade e se antecipando aos movimentos do colega. E o mais bacana disso tudo é que os reflexos no tratamento da ansiedade são perceptíveis em poucas semanas de aulas.