Se você está acessando esse espaço é porque nomes como Carlos, Hélio e Rorion Gracie são comuns aos seus ouvidos. Pois bem, além de serem da mesma família, eles têm em comum o fato de serem praticantes pioneiros da arte suave. Mas você já ouviu falar na Dieta Gracie?
Em primeiro lugar vamos fazer um breve adendo para desmistificar o sentido de “dieta”. Um dos significados para a palavra dieta no dicionário é “quantidade habitual de alimentos sólidos ou líquidos que uma pessoa consome”. Há, no entanto, muitos equívocos quando se busca uma dieta.
Para que você consiga levar a dieta adiante, sem desistir na primeira semana, é necessário encará-la como uma mudança de hábitos. Não uma restrição absoluta a alguns tipos e quantidades de alimentos. Essas dietas super radicais e que, principalmente, prometem perda de peso em semanas simplesmente não funcionam. Pelo simples fato de que não se sobrevive de grãos e folhas por muito tempo sem enlouquecer.
Dito isto, podemos voltar para A dieta Gracie: o segredo dos campeões (nome do livro de Rorion Gracie que detalha essa reeducação). Consiste basicamente no equilíbrio do PH do organismo, restringindo a mistura de básicos e ácidos e, assim, favorecendo a digestão. Você pode comer a quantidade que quiser, com tanto que os alimentos escolhidos combinem entre si. Sim! A quantidade que quiser!!!
Além disso, é necessário respeitar o tempo de digestão, que é de quatro horas entre uma refeição e outra. Uma verdadeira vitória para quem tem a vida super corrida e não tem tempo de comer de duas em duas horas como, por muito tempo, pregaram alguns nutricionistas.
O foco da Dieta Gracie é, acima de tudo, qualidade de vida. Combinações de alimentos que poderão lhe fazer emagrecer, ganhar massa e muita energia para treinar. Mas que, primordialmente, farão seu organismo funcionar bem.
Ficou curioso? Logo mais vamos falar mais a esse respeito e trazer algumas receitas indicadas no livro.