Poucas pessoas conseguem passar a vida indiferentes ao consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool está em praticamente todos os eventos sociais que frequentamos e nem quando consumimos esporadicamente não o enxergamos como vilão. Grave erro!
“É comum receber no consultório pessoas que não conseguem evoluir nos resultados, apesar da boa rotina de treino e alimentação. Mas quando pergunto sobre o consumo de bebida alcoólica a casa cai”, explica o médico especialista em Medicina Esportiva, Thiago Guimarães.
O álcool é prejudicial tanto para o emagrecimento quanto para a hipertrofia muscular (ganho de massa muscular). “Assim que ingerimos álcool ele é transformado pelo fígado em acetaldeído, uma substância tóxica que sobrecarrega o fígado e dificulta a utilização da proteína para a síntese muscular”.
De acordo com o especialista, o álcool também inibe o complexo M-Tor, uma das principais vias de sinalização para a síntese muscular. Sem falar que diminuiu a produção de alguns hormônios fundamentais para a perda de gordura e ganho de massa, como a testosterona.
Além de tudo isso, o álcool também é extremamente calórico, cada grama tem 7Kcal. Uma caloria vazia, que o corpo não usa como energia. “Então, como costumo dizer: você não vai conseguir ter um corpo de atleta tendo uma vida de boêmio”, conclui o médico.
O ideal, se você não consegue excluir o álcool da sua vida, é reduzir o consumo ao máximo possível. Isso fará com que você treine melhor e perceba os resultados com eficiência.