Estamos vivendo um período complicado com o avanço da pandemia de coronavírus pelo mundo. Isso por si só tem deixado as pessoas mais nervosas que o normal. Somando-se a recomendação de isolamento social, a situação tem ficado ainda mais complicada para muita gente e temos visto com frequência pessoas sofrendo de ansiedade.
A ansiedade é uma forma leve de estresse que pode se agravar causando crises e outros complicadores. O confinamento é extremamente desgastante para muitas pessoas, principalmente aquelas que moram em apartamentos, sem acesso a áreas abertas.
E o que se pode fazer para minimizar a ansiedade? Praticar esportes. A serotonina é o neurotransmissor responsável por garantir a sensação de felicidade e prazer. A serotonina e outros hormônios como endorfina, ocitocina e dopamina são reconhecidos não apenas por promover prazer, mas o bem-estar em geral.
A ausência desses hormônios causa irritabilidade, dificuldade de memória e concentração. E é comum as pessoas se sentirem bem após a execução de um esporte ou qualquer atividade física em geral, mesmo se sentindo exaustas, justamente pela liberação desses hormônios.
Um dos esportes mais indicados para tratamento da ansiedade é a corrida. E, a exemplo da aula que o professor Jardel deu na manhã desta quinta-feira, é super possível correr vários quilômetros sem a necessidade de esteira elétrica e sem sair do lugar. De modo geral, atividades aeróbicas são bastante indicadas no combate à ansiedade e ao estresse.
Se o seu nível de ansiedade anda elevado por conta do isolamento adapte os exercícios das nossas aulas à sua realidade. Concentre-se mais na execução dos movimentos e na respiração. Isso lhe ajudará a se envolver 100% com a atividade, fará você esquecer um pouco do caos mundial e dará melhores resultados. O importante é não desistir.
Lembre-se: fique em casa cuidando sempre da sua saúde.